quinta-feira, 6 de maio de 2010

Proto-Oferenda bis; SBPoA se reúne

Muita gente ficou do lado de fora, alguns escreveram pedindo uma reprise, outros ainda solicitaram que a parte didática do concerto fosse aprofundada.

Então teremos a alegria de reapresentar a Proto-Oferenda. Desta vez acompanhada de uma breve contextualização histórica seguida de um guia de escuta/introdução a alguns aspectos da obra. Fica para mais adiante a montagem da Oferenda completa, acompanhada de cometários tbém mais aprofundados.

Sábado, dia 8 de maio, às 20:30, no Studio Clio.


Programa, ficha técnica e outros detalhes aqui.


foto: Chico Marshall


Sociedade Bach Porto Alegre
se reúne

Este concerto coincide com uma primeira reunião da recém-fundada Sociedade Bach Porto Alegre. Na verdade, relendo o release , me pergunto se está realmente programada uma reunião pós-concerto, ou se o concerto em si é a reunião.

Esta dúvida é muito interessante e serve para ilustrar um aspecto essencial da constituição da Sociedade.

O que é a SBPoA?

Sabemos quais são suas metas, definidas que foram na ata inaugural; mas, na prática, como se desenvolverão as atividades, quando, quem, onde, etc?

Creio que ninguém no momento tem respostas para estas perguntas, e me parece bom que seja assim.

Contudo, gostaria muito que mais músicos profissionais, amadores, e apreciadores da música, se sintam convidados a participar da SBPoA, se aproximem de fato, e, com seu apoio, suas idéias, seus sonhos, ajudem a dar forma a algo que está começando pequeno, e que pode se tornar algo muito grande e significativo.

A SBPoA nasceu de uma iniciativa de Chico Marshall, associado num primeiro momento a algumas personalidades musicais e intelectuais que de uma forma ou de outra são próximas do Studio Clio, que está abrigando a Sociedade neste primeiro momento.

Isso não significa que estas pessoas (especialmente os músicos) vão formar um corpo estanque e vitalício (em bom português: uma panelinha), muito menos que elas são donas da SBPoA.

Porto Alegre tem uma infeliz tradição de panelinhas, bem como outras formas de mediocridade* que muito contribuem para que nosso meio artístico e intelectual esteja muito menos interessante e significativo do que já poderia ser.

Que a SBPoA seja um marco na construção de uma outra maneira de atuar - uma maneira plural, horizontal, aberta a crítica construtiva, ao mérito advindo de talento & esforço.


* P.ex., a chamada mutual admiration society: grupo de pessoas que têm o hábito de expressar admiração e apoio (tão-somente), e elogiar umas às outras, com freqüência, de maneira recíproca (um troca-troca), às vezes exageradamente.
Sobre este tema e algumas de suas implicações existe um bom artigo do tradutor (e ex-pianista) Peter Naumann, intitulado "À Sombra da Escola do Elogio Mútuo", que descreve como esse comportamento impacta negativamente a produção cultural/intelectual sul-riograndense. Está na excelente coletânea "Nós, os Gaúchos", vol. I, de 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário