domingo, 10 de outubro de 2010

Uma Oferenda da AFFOSPA




Nasce uma nova iniciativa e um novo espaço para a música de câmara em Porto Alegre.

Os músicos da OSPA, através de seu órgão de classe (Associação de Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - AFFOSPA) lançaram, no último sábado, dia 9 de outubro, na sala de ensaios da Orquestra, no Armazém A3 (Cais do Porto), sua própria série de concertos.


Este concerto inaugural representa o embrião da nova série de câmara, e, ao mesmo tempo, o marco inicial de uma nova fase da AFFOSPA.


A nova série de concertos de música de câmera constitui uma iniciativa de músicos da OSPA de criar um roteiro alternativo para esse gênero de música, e assim se aproximarem do público gaúcho em um ambiente mais íntimo e pessoal.

Fernando Cordella (convidado), cravo


Para este momento especial e simbólico, escolhemos a Oferenda Musical de Johann Sebastian Bach - uma coleção de peças baseadas em um tema musical apresentado a Bach, como desafio, por Frederico II da Prússia, o "rei-flautista". Inserimos uma sonata para flauta de J.G. Müthel - o último aluno de J.S. Bach - como elemento de contraste. Nossa seleção da Oferenda incluiu a grande Trio-Sonata para flauta, violino e contínuo, o Canon Perpetuus, e o transcendental Ricercare a 6.




Um projeto tão ambicioso só pode se consumar se for alimentado pela energia de muitas pessoas. A presença de músicos convidados, que se ombreiam a nós músicos efetivos da OSPA, nos enche de alegria e enobrece a série.


Luciano Dalmolin, contrabaixo; Cosmas Grieneisen, viola e coordenação geral



Carlos Sell, violino barroco



Artur Elias, traverso; Diego Schuck (convidado), viola da gamba


Como atração toda especial, tivemos os comentários do Prof. Dr. Ronel Alberti da Rosa. Figura única na cena cultural portoalegrense, nosso querido Ronel é instrumentista, regente, professor de filosofia e escritor (lançou recentemente A Sombra de Orfeu - Neoplatonismo Renascentista e o Nascimento da Ópera).

Suas falas durante o concerto, preparadas com grande cuidado, foram sempre curtas o suficiente para não tomar da música o lugar principal, e no entanto provocativas, profundas, como que socraticamente querendo (e conseguindo) "abrir a cabeça" dos ouvintes (e músicos tbém) para a experiência musical que se seguiria. A atuação de Ronel qualifica não apenas a série da AFFOSPA, mas a cena musical portoalegrense como um todo. Creio que ela estabelece um novo parâmetro para o conceito de recital comentado, que não deverá ser ignorado.



Impressões


A sala de ensaios da OSPA no armazém A3 do Cais do Porto é bastante problemática para a sua finalidade principal - acomodar os ensaios de uma orquestra sinfônica grande - e ainda requer investimentos para se tornar um local de trabalho adequado. No entanto, como sala de concerto, para grupos pequenos, revelou-se uma ótima alternativa: a acústica é boa, o ambiente, sóbrio mas agradável.

Como inexiste ali um palco, podemos montar a "cena" como quisermos. Tivemos a idéia de dispor os músicos em círculo, para favorecer ao máximo a escuta e o equilíbrio sonoro neste repertório polifônico e complexo. O público foi acomodado em um outro círculo (3/4 de círculo, na verdade), à volta dos músicos. Quase um teatro de arena. Essa disposição no espaço reflete bastante bem o ideal de organização horizontal, compartilhada; e parece favorecer tbém a integração dos ouvintes, diminuindo de certa forma o distanciamento entre músicos e ouvintes. O resultado foi mais do que satisfatório: uma verdadeira comunhão musical, momentos de rara beleza.

Para os próximos concertos, pretendemos experimentar com horários e formatos diferentes. Idéias é o que não nos falta. Esperamos que mais e mais colegas da Orquestra tragam idéias e propostas.



Agradecimentos:

aos músicos convidados Fernando Cordella e Diego Schuck, sem os quais este repertório não seria possível; ao Ronel pela generosa participação; à Direção da OSPA pelo apoio, muito especialmente nas pessoas de Éder Silva, responsável pela logística do A3, e Milena Fischer, assessora de imprensa; e ao Mano (Anibal Elias Carneiro) pelas imagens, plenas de emoção, sem as quais esta postagem não teria nenhuma graça!

6 comentários:

  1. Que maravilha! Parabéns pela iniciativa. O concerto deve ter sido ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Obrgado Rogério! Infelizmente não existe crítica musical em Porto Alegre; esta função é desempenhada, em parte, pelos blogueiros; mas, evidentemente, fica chato advogar (exageradamente) em causa própria...

    De minha parte, estou muito feliz pela iniciativa, e pelo concerto inaugural ter criado uma atmosfera tão propícia como criou.

    [ ] a.

    ResponderExcluir
  3. Grande Artur. Vou citar um comentário da Beth Carvalho sobre sua música Goiabada Cascão:

    "Um dia, o Sérgio Cabral falou que o Dino do 7 cordas era
    goiabada-cascão em caixa, coisa assim muito rara.
    Então, pra nós agora, tudo que ficou difícil de achar e bom,
    virou goiabada-cascão..."

    Esse concerto deve ter sido assim, goiabada cascão! :)
    Bravo

    ResponderExcluir
  4. Valeu Serginho!

    Este seu comentário vai para a galeria dos melhores hehehe

    ResponderExcluir
  5. Prezado Artur

    Gostaria de agradecer o convite que me fizeste para participar do concerto inaugural com a Oferenda Musical e dizer que foi muito prazeroso poder fazer música de câmara contigo e os colegas. Gostaria de parabenizar também pela iniciativa, musicalidade, refinamento, competência, sensibilidade e dedicação que você e cada um dos colegas colocaram neste projeto!

    Um grande abraço, paz e muita música boa para todos!
    Luciano

    ResponderExcluir
  6. Luciano,

    a tua participação foi fundamental.

    Espero que seja a primeira de muitas colaborações entre nós.

    forte [ ]


    a.

    ------

    ResponderExcluir