sábado, 18 de abril de 2009

M U S I Q U A N D O - postagem inaugural



Pronto. Aqueles dentre vós que porventura estivessem a sentir falta das dicas culturais, avisos sobre concertos, repercussões, e insights de bastidores (como alguém comentou uma vez), agora já têm onde encontrar isso novamente.


Está no ar o blog M U S I Q U A N D O, no qual passa a ser postado todo o conteúdo de cunho musical e afim, antes compartilhado no Pés pra Cima! (que até ontem era meu único blog).


Conforme anunciei nesta postagem de janeiro, o "Pés" fica (em princípio) dedicado exclusivamente ao mundo da bicicleta e sua interação com o esporte, o transporte e o meio-ambiente.


M U S I Q U A N D O é o espaço onde irei postar avisos de concertos, repercussões, e reflexões. Ao postar sobre um concerto, tbém envio emeio a um grupo de pessoas interessadas. O emeio normalmente é bem sucinto e leve, e contém o linque para o blog. Tbém é uma maneira de ampliar 1 pqnho a parca presença das artes na mídia - através desta maravilhosa, democrática, caótica ferramenta que é a Rede - e um de seus nichos mais interessantes, a Blogosfera.


O tema e a razão de ser do blog é aquilo que chamo de música viva ou verdadeira.


Música viva ou verdadeira é o fenômeno que acontece quando (e somente quando) alguém faz soar e alguém escuta. O ato de fazer música é irrepetível e tem por esta e outras razões um valor sagrado.


Em oposição à experiência musical viva está a experiência musical morta, que chamo bem-humoradamente de "música em conserva": a escuta da reprodução mecânica de música, ou seja, de gravações (LP, CD, mp3, etc).


Outra analogia possível e ainda mais bem-humorada é a seguinte: fazer & ouvir música (como uma coisa só) é um ato de amor; escutar música gravada é uma forma muito refinada de masturbação.

Não me entendam mal, por favor; não se trata de moralismo! Mas vejam: a auto-satisfação cumpre importantes funções fisiológicas e psico-sociais, sendo portanto uma habilidade útil, e, em certas ciscunstâncias, praticamente indispensável. Mas nem por isso estaríamos dispostos a torná-la substituto definitivo para o enlace amoroso.


Mesmo aqui há espaço para a criatividade; um divertido blogueiro encontrou uma maneira de unir onanismo e música.


Assim como a auto-satisfação, a escuta de "música em conserva" tbém cumpre importantes funções, e a existência de "música em conserva" é algo muito útil. Eu mesmo possuo, como todo mundo, uma bela coleção de CDs e outra maior ainda de arquivos de áudio neste computador (muitos deles comprados, acredite quem quiser). Utilizo esse estoque de conservas como material de estudo, principalmente. Para me alimentar musicalmente, preciso tocar, cantar, ou ouvir alguém tocando ou cantando.


Claro que esta é uma versão bastante pessoal e muito simplista de um tema que pode ser bem complexo e polêmico. Espero que ninguém se ofenda com as brincadeiras, e que, mesmo que não concorde com este ponto de vista, não deixe de visitar o Musiquando.




Mas o que realmente importa: cante, toque, e vá ouvir quem (en)canta e toca!




Embora tenha um componente evidente de marketing pessoal, este blog não tem o objetivo único e exclusivo de promover e divulgar projetos nos quais estou diretamente envolvido. A depender da aceitação e participação da comunidade musical, M U S I C A N D O pode (ou não) se tornar um espaço de ressonância bem mais amplo.


O foco principal do blog, em termos específicos, é a música de câmara; e, em termos amplos, toda música que aspira a ser arte antes de ser produto e que esteja acontecendo aqui na província.


2 comentários:

  1. Re-re, eu conheço o cara que bateu essa foto do ilustre Musiquandista, e ele vai estar no concerto do Paulo Inda: http://studioclio.com.br/atividadesDetalhes.php?id=1040

    Outra: lanço aqui o movimento para fundarmos a Sociedade Bach Porto Alegre, com o fim de executar e gravar com ares portoalacrenses toda a obra (!!!) do hôme!

    Evoé!

    ResponderExcluir
  2. MAZÁ!

    Herr Doktor Chic Érrimo!

    Sinto-me já realizado, enquanto blogueiro, só pelo bom augúrio de recebê-lo como 1º comentarista na 1ª postagem.

    E de fato a foto é sua, e o Sr. me pegou de noco, esqueci de creditá-la... Conto com seu perdão eterno.

    Falar-nos-emos pela manhã.

    forte e fraternal abraço


    a.

    ResponderExcluir